fbpx

5 Dicas para Comemorar bem o Dia da Mulher

Bem vindas (os) ao Idivorciei! Eu sou a Gisela Gusmão, Psicóloga e Psicoterapeuta de Casal e Família.


Gostaria de iniciar este artigo convidando cada leitora a deixar um comentário a respeito do Dia Internacional da Mulher. A sua opinião é muito importantes. Participe!

A data é celebrada anualmente, no dia 8 de março, desde 1918 e oficializada somente em 1975. Tem origem nos EUA, quando em 1909, mulheres iniciaram manifestações pela igualdade de direitos civis,
em favor do voto feminino, bem como da imposição de uma carga horária de trabalho desumana, chegando à 16h/dia inclusive aos domingos.

A título de reflexão, gostaria de listar algumas formas de comemoração desta data, que podem desviar o foco dos seus reais propósitos. Há muitas décadas que nesse dia as mulheres são presenteadas com flores, chocolates, folga no trabalho e muitas mensagens cordiais. Entretanto, no restante do ano, é uma luta conseguir um voluntário para ao menos lavar a louça, reduzindo a sobrecarga da jornada dupla que a maioria de nós enfrenta.

Para esse Dia Internacional da Mulher, o meu presente são 5 dicas para celebrar bem. Ação é tuuudooo!

  1. Aproxime-se de pessoas que te tratam de forma especial todos os dias. Não somente nos 8 de Março.
  2. Promover reflexões sobre igualdade de deveres dos homens, não somente de direitos das mulheres.
  3. Analise quais avanços você conseguiu nos aspectos pessoais a partir do estabelecimento de regras claras e objetivas, para tornar mais sadia a sua relação com os homens que convivem com você. Se ainda não criou o seu plano de transformação, comece já.
  4. Eleja uma tarefa da sua jornada dupla que será delegada aos que convivem com você e promova uma reflexão a esse respeito.
  5. Faça uma lista de pontos a serem aprimorados até a próxima celebração em 2022, transformando o “ser mulher empoderada” num objetivo de ordem prática.
    Continuem com a gente. Pois no Idivorciei você nunca está sozinha(o).
    Parabéns e boa sorte a todas!!

Por Gisela Gusmão – Psicóloga e Psicoterapeuta de Casal e Família

Acompanhe pelo Instagram: https://www.instagram.com/gisela_gusmao/

Seja nosso parceiro preenchendo o cadastro abaixo!