fbpx

História de um casamento

Um filme que não é fácil de assistir; não é um filme simples. Conta sobre a História de um relacionamento – na verdade, aborda muito mais o final e a separação de um casal. Para alguns o nome do filme deveria ser “A autópsia de um casamento”.

Mas é isso, um casal que viveu clara e indiscutivelmente um amor intenso e sincero, mas que não teve uma vida mais duradoura. Surgindo e expondo, então grandes desafios inerentes a um divórcio. Destaco a questão judicial, como proceder e como conciliar interesses. 

É interessante notar que ao longo da trama os protagonistas deixam de se comunicar, deixando para seus advogados o ofício de representar seus interesses e conciliá-los. Diante disso fica evidente que, até mesmo para um divórcio, é necessário dedicação – investindo em diálogo. E deixar isso para terceiros pode prejudicar imensamente o processo. 

O clímax do filme se dá no momento que os protagonistas desistem de se esconder por detrás de seus representantes legais e sentam-se para conversar. Uma cena intimista e repleta de catarse. E nesse momento já estamos envoltos pela obra, vivenciando cada angústia e sentimento. 

Discorrer sobre o enquadramento, roteiro, falas, trejeitos dos personagens, sobre as escolhas do diretor Noah Baumbach seriam questões pouco atrativas, especialmente para aqueles que não viram o filme. Fica então o convite, assistam e vivenciem de forma crua e visceral essa fase de uma relação: o seu final. 

O que gostaria de destacar e aqueles que assistiram a obra poderão compreender melhor ainda é: a beleza em se relacionar com alguém está no investimento. Investimento até mesmo para que o fim dessa história seja autoral e não passivo. Investimento que permeia a relação: desde a tentativa inicial de se aproximar, construir algo, lidar com situações; até, como o filme aborda, a conclusão da relação. 

O mérito está em tentar, em lutar por uma relação e seguir a vida, caso ela não se suceda da forma esperada. 

Por Gustavo Villa Real, médico (CRM 209727/SP), psicanalista e colaborador do Idivorciei. 

Instagram: Saude Mental (@dr.gustavo.villa.real) • Fotos e vídeos do Instagram

Seja nosso parceiro preenchendo o cadastro abaixo!