fbpx

Dicas para comprar a casa própria

O que levar em conta para escolher o seu imóvel?

Tamanho: Depende de quantas pessoas vão morar no imóvel e quais as necessidades.


Características: Entenda a sua necessidade e defina o que procurar: apartamento ou casa, sol da manhã ou da tarde, de frente ou do fundo, se precisa de mais espaço interno ou externo, quantas vagas de garagem precisa, se precisa ou não de áreas de lazer …


Localização: Avalie o local, o entorno de seu imóvel se há infraestrutura de transporte, comércios, escolas, supermercados, farmácias …E faça uma projeção pelos próximos 5 anos se você se vê morando ali com a infraestrutura do local, isso vai te ajudar a diminuir a emoção do momento da compra onde acabamos fazendo algumas considerações pela emoção e que depois podem acabar se transformando em incômodo.


Condições do Imóvel

Usado: Verifique as condições de conservação do imóvel, quantos anos de construção, se apresenta rachaduras, as instalações elétricas, hidráulicas , infiltrações , se precisa de grande reforma ou apenas reparos…Consulte se os impostos do imóvel estão em dia.


Novo: Verifique a reputação da construtora antes da compra, busque seu histórico no mercado, obras entregues, entenda a condição financeira que se encontra, visite outras obras entregues pela construtora para que possa ver o padrão de construção, material e acabamento que é utilizado para que possa ter noção do que comprará. Consulte se os impostos do imóvel estão em dia.


Documentos: Verifique a documentação do imóvel para que possa fazer a compra com segurança, peça certidões, registro e os documentos legais, para que possa saber se está desembaraçado ou se há situações que possam dificultar ou até mesmo inviabilizar a sua compra.


Condomínio: Verifique se o condomínio tem dívidas, se é bem cuidado e tente fazer uma pesquisa com os moradores para entender como são as regras, como é a gestão do condomínio, e outros fatores que são importantes para a sua necessidade. Consulte o valor cobrado pelo condomínio antes de efetivar a compra para não ter uma surpresa desagradável quando receber a cobrança do condomínio.


Custos: Na compra de um imóvel incide o Imposto Sobre Transmissão de Bens Intervivos (ITBI) pago diretamente para a prefeitura e o registro do imóvel no cartório de Registro de Imóveis. Fique atento para ter esses valores já reservados para não ser pego de surpresa.

Por: Simone Alvarez – Assessora de Crédito Imobiliário

atendimento@sahome.com.br

SA HOME ASSESSORIA (@sahomeassessoria) • Fotos e vídeos do Instagram

Seja nosso parceiro preenchendo o cadastro abaixo!