fbpx

A libido também precisa de divórcio

Oi tudo bem com você? Não tá não, né?! Ainda está doendo, né?! Eu sei. Imagino. Sei que não é fácil, sei que você ainda o ama… ou a ama… mas é preciso levantarmos nossa própria bola e dar a volta por cima. 

Hoje eu vou mostrar alguns lados bons do divórcio e que por incrível que pareça esses lados existem. 

No vídeo passado eu comentei que meus pais me separaram e eu escrevi um livro para minha mãe… mas o que eu não contei é que fui eu que pedi o divórcio deles. Sim! Euzinha aqui…

Dos 12 aos 16 anos eu implorei para a minha mãe se separar porque aquela relação estava fazendo muito mal a meus irmãos e eu, e mais ainda a ela própria. Quando há filhos na jogada, o casal, de fato, hesita pela separação. E é aí que está um dos lados bons: o divórcio acaba com as brigas dentro de casa e na frente dos filhos. Nós sofremos muito e se você está pensando nisso, não hesite. A sua libido de vida, a qual inclui sua energia vital diária, seus sorrisos, sua plenitude, sua alegria, seu bem estar dentre outras coisas, é essencial para a libido de vida de seus filhos também. 

Opa! Deu bug no cérebro? Crianças e adolescentes têm libido? Como assim? Libido não é desejo sexual?

Não, nada disso!

Segundo Freud, o pai da psicanálise e da libido, ela não está relacionada somente à sexualidade. A libido também está presente nas demais áreas de nossa vida caracterizadas pela sublimação da energia libidinosa. Freud chega a compará-la ao conceito grego de Eros, que não é exclusivo para o desejo sexual, ou seja, a libido abrange toda a força vital e vontade de viver. É o desejo de criar vida e inspiração para produzirmos e construirmos.

Lindo, né?!

Agora chega de filosofar e bora para a prática. 

Divorciou? Ok! Já chorou tudo e viveu o luto? Beleza. Agora bora dar um salve pra sua libido porque ela também precisava do divórcio. Um casamento não acaba de um dia para o outro e quando ele não vai bem, vai arruinando nossa libido aos poucos. Ficamos mais tristes do que felizes. Brigamos mais do que conversamos. Desconectamos mais do que entramos em acordo. Não queremos mais ceder. Nos sentimos sufocados. Deixamos nossos filhos ansiosos e tristes também. Eu não vou mais deixar sua libido, sua energia de vida desanimar. 

Marianna Kiss

Instagram: Marianna Kiss do Sexsência (@mariannakissoficial) • Fotos e vídeos do Instagram
Site: Sexsência | Educação Sexual (sexsencia.com.br)

Seja nosso parceiro preenchendo o cadastro abaixo!