Comunicando a minha separação

A relação amorosa entre duas pessoas não envolve somente elas, mas também as famílias de ambos, os amigos e colegas. Existe todo um sistema de relacionamentos que circundam as uniões e casamentos. Sendo assim, quando a relação chega ao fim, muitas vezes os envolvidos sentem dificuldades em comunicar a situação, mesmo aos mais próximos. Isso ocorre muitas vezes por medo de ser julgada/o, por receio de ouvir comentários que desencorajem a decisão (que algumas vezes demorou anos para ser tomada) ou porque não se quer magoar outras pessoas.

Ocorre de um dos integrantes da relação ser “adotado” como filho pelos sogros, muitas vezes a convivência é intensa e frequente, algumas vezes dentro da mesma casa. 

Uma separação é sempre difícil e em regra gera muito sofrimento, assim, é importante buscar apoio em pessoas de confiança, mas é ainda mais importante buscar pessoas que não julguem ou queiram interferir no processo, ofertando o apoio necessário.

Embora difícil, é importante também buscar compreender que os seus pais ou sogros podem sofrer bastante neste processo, e buscar um diálogo franco e compreensivo, sem cobranças, é primordial.

O fato dos familiares sofrerem com a sua separação, não quer dizer que eles não te apoiam ou à sua decisão, não quer dizer que gostam mais do outro do que de você, mas que eles também sofrem um luto diante das diversas perdas, do seu sofrimento e até do distanciamento que terá da outra pessoa.

Buscar ajuda quando se passa por um processo de separação é necessário para conseguir enxergar além das nuvens do sofrimento e das perdas, gerando uma reconexão consigo mesma/o, com a sua história, com a sua vida.

Tayora Dantas (@taydantaspsi)

Psicóloga CRP 19/1073

Mestre em Psicologia Aplicada

Especialista em Psicologia Conjugal e Familiar

Comments are closed.