O que existe por trás de uma separação?

Um conflito sempre aponta nosso desequilíbrio. No dia a dia, enfrentamos conflitos externos com parceiro(a), filho(a), chefe e colegas de trabalho, que refletem nossos próprios conflitos internos. E onde há conflito, há desordem. Vemos muitos sinais de que algo não está bem, mas passamos por cima de tudo, sem perceber que basta olhar para isso para mudar todo o resto da nossa história. Ninguém é vítima. Se existe um problema, existe uma solução.

 “Onde o amor se perdeu?” e “para onde esse conflito olha?”. Muitas vezes cedemos a um impulso de defender alguém ou de querer se vingar de algum acontecimento passado. Na relação de casal, um busca no outro algo que não consegue resolver no próprio sistema familiar e vice-versa. Muitos conflitos surgem do fato de que um “filhinho da mamãe” ainda não saiu da esfera da mãe e migrou para o pai para se tornar homem, ou então, uma “filhinha do papai” não saiu da esfera do pai e migrou para a mãe para se tornar mulher. O equilíbrio do homem com seu masculino e da mulher com seu feminino muda tudo no relacionamento a dois.

Uma relação de casal só tem futuro quando acontece entre iguais, entre dois adultos que aceitam seu pai e sua mãe como são e como foram, sem julgamentos ou críticas para que possa crescer com amor e respeito.

Um casal pode, sim, ter uma boa separação, em que ambos reconhecem o amor que existiu entre eles, muitas vezes gerando um filho. A relação acaba, mas permanece o vínculo e, como pai e mãe sempre estarão conectados um ao outro. Apesar do divórcio, é possível encontrar a paz e manter uma reconciliação que faça bem ao pai, mãe e filho(s).

O conflito nos convida a tomar uma postura de adulto, de assumir o que é, como é, livre de julgamentos. Através da Constelação é possível olhar de uma forma nova para a relação como base da família e transmissão da vida, de onde tiramos nossa própria energia.

Instagram: https://www.instagram.com/lelia_pace/

*Lélia Pace é Consteladora Sistêmica Familiar, Master em PNL, especialista em relacionamentos saudáveis e resolução de conflitos.

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *